Ambiente na comunidade

Top Panel
Quinta, 21 Setembro 2017
A+ R A-

Projeto "A Empresa"

  • Categoria: Eventos
  • Última Atualização: Segunda, 10 Fevereiro 2014 18:48
  • Publicado: Quarta, 05 Fevereiro 2014 00:15
  • Acessos: 1347

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Programa “A Empresa” da Junior Achievement de Portugal

Este é o programa bandeira da Junior Achievement. Considerado uma best practice pela Comissão Europeia, conta igualmente com o alto patrocínio de sua Ex.ª o Presidente da República.

O programa desafia alunos do ensino secundário a criar e a gerir uma mini-empresa, ao longo de um ano letivo e em contexto sala de aula. Uma vez constituída a equipa/mini-empresa, os alunos contam com o apoio do professor e de um voluntário para que, num trabalho em equipa, consigam atingir os objetivos que o programa propõe:

  1. Organizar uma mini- empresa;
  2. Desenvolver um plano de negócios;
  3. Gerir uma mini-empresa;
  4. Liquidar uma mini-empresa.

Equipa 1

Equipa 2 - Selecionada para a Feira no C.C. Colombo

Equipa 3

 

A escola ESJCP esteve representada nesta competição nacional com três equipas formadas por alunos da turma 12ºAno do Curso de Desporto. Estiveram envolvidos 2863 alunos de 59 concelhos, constituíram 397 empresas, participaram 139 professores.

Existiram duas fases de selecção até chegar à fase final. Realizaram-se três feiras, uma na zona norte, outra no centro e no sul. O sul abrangia a zona geográfica de Lisboa até ao Algarve, aqui a nossa escola foi seleccionada com duas empresas.

As empresas seleccionadas tiveram como empresas parceiras a “Safira”, “Gelpeixe” e “Siemens” tendo estas dado um grande contributo na execução dos protótipos.

A nossa escola esteve representada na Centro Comercial Colombo onde duas equipas foram postas novamente à prova, tendo uma delas sido selecionada para a final.

 

Competição Nacional

No dia 27 de Maio estivaram presentes no Museu da Eletricidade em Lisboa, juntamente com as restantes 23 equipas finalistas do programa "A Empresa" da JAP.

Entrevista com o juri na Competição Final

Apresentação em Palco

 

As 24 Mini- Empresas apuradas apresentaram as suas ideias de negócio em frente a uma audiência com alunos e professores provenientes dos concelhos de Oeiras, Lisboa, Sintra, Rio Maior, Évora, Almada, Loures, Figueira da Foz, Alijó, Ribeira de Pena, Braga, Porto, Paredes, Fafe, Macedo de Cavaleiros e Maia, os nossos alunos empreendedores mostraram todo o seu potencial e apresentaram ideias de negócio inovadoras.

 

Produto Passadeira com sensores

Jurí e plateia

Escolas Vencedoras

      1. Colégio Luso-Internacional de Braga (Vencedores)
        Desenvolveram um produto que tem como objetivo compactar toda a vida escolar através de uma única aplicação, a Virtual Bag. Ao eliminar os desperdícios encontrados no dia-a-dia do estudante, pretendem transformar o processo educativo mais eficiente e ecológico.

         

      2. Escola Secundária de Miraflores, Oeiras.
      3. Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, Figueira da Foz
      4. Colégio S. João de Brito, Lisboa
      5. Escola Secundária Gabriel Pereira, Évora
      6. Colégio Luso-Internacional de Braga, Braga
      7. Externato Maristas de Lisboa, Lisboa
      8. Colégio S. João de Brito, Lisboa
      9. Colégio Luso-Francês, Porto

A nossa equipa não ascendeu ao pódio, mas a presença na última fase do programa já foi uma vitória para o Agrupamento Escolas General Humberto Delgado

 

Parabéns aos alunos e professores envolvidos.