Ambiente na comunidade

Top Panel
Quinta, 21 Setembro 2017
A+ R A-
  • Última Atualização: Quinta, 23 Fevereiro 2017 13:21
  • Acessos: 5354

Projetos e Clubes 

No Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado são desenvolvidos diversas atividades, tais como:

Projeto DESPORTO ESCOLAR

 

O Projeto de Desporto Escolar integra-se, de forma articulada e continuada, no conjunto de objetivos gerais e específicos do Plano de Atividades das Escolas, fazendo parte do seu Projeto Educativo. 

 

 Mapa desporto escolar

Visitar página Desporto Escolar GHD

 Visitar página Desporto Escolar

Projeto ECO-ESCOLAS

 

O Eco-Escolas é um Programa Internacional da Foundation for Environmental Education, desenvolvido em Portugal desde 1996, que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental e/ou Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

A coordenação organiza atividades de formação, como o o Seminário Nacional e de divulgação como o Dia Bandeiras Verdes, entre outras. O/A professor(a), assim como os diferentes órgãos de gestão do estabelecimento de ensino é o responsável do Eco-Escolas no terreno, sendo da sua responsabilidade a reunião de condições, meios e estratégias para levar a bom termo a implementação da metodologia proposta.

Uma escola reconhecida com a Bandeira Verde Eco-Escolas demonstrou ter seguido a metodologia proposta dos 7 passos (Conselho Eco-Escolas, auditoria ambiental, plano de ação, trabalho curricular, monitorização e avaliação, envolvimento da comunidade e eco-código); concretizando pelos 2/3 do seu plano de ação e realizado atividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e de pelos menos mais um tema do ano (biodiversidade ou floresta ou mar).

O plano de ação é desenhado por cada escola deverá tomar em conta a agenda de prioridades de ação/intervenção decidida pelo Conselho Eco-Escolas.

Em paralelo as escolas são desafiadas a participar em diversos sub-projetos que procuram (in)formar e aprofundar e premiar o trabalho no âmbito de temáticas específicas.

 

Programa do projeto Eco-Escolas
Projeto INTEGRA

 

O Programa “Integra” consiste num primeiro apoio curricular ao aluno estrangeiro, para além do PLNM (português língua não materna), orientado para uma formação básica a nível linguístico, matemático e histórico-geográfico dos alunos estrangeiros, com vista à sua integração social.

 

Trata-se de uma aproximação ao currículo formal da responsabilidade do Ministério da Educação. Este Programa decorre do insucesso verificado com os alunos estrangeiros que, ao serem reconhecidas as suas habilitações pelo ME, são inseridos num dado grau de ensino, para o qual revelam grandes dificuldades e um desfasamento profundo.

 

Programa do projeto Integra
Projeto PISE (Projeto de Intervenção de Saúde Escolar)

 

 

O Programa Nacional de Saúde Escolar que delibera que a Educação para a Saúde deve ser considerada obrigatória em todos os estabelecimentos de ensino e integrar o Projeto Educativo da Escola.

 

Com este projeto pretende-se promover a educação para a saúde em meio escolar, processo para o qual contribuem os sectores da educação e da saúde e também as Unidades Educativas do Agrupamento com políticas e práticas condizentes com a promoção da saúde.

 

Local: Sala dedicada projeto PISE (junto da papelaria)

 

 Visitar disciplina moodle da ESJCP (entrar como visitante)
Visitar blog GENTE PISE da GHD
 Visitar página oficial

 

Mais informação:
- Despacho nº 25995/2005 (2ª série)
- Despacho nº 2506/2007
- Despacho nº 12 045 / 2006 (2ª série)

Projeto PTE (PlanoTecnológico da Educação)

 

 

O Plano Tecnológico da Educação (PTE) é um programa que visa a modernização tecnológica das escolas portuguesas, tendo melhorado a infra-estrutura tecnológica das nossas escolas, com disponibilização de conteúdos e serviços em linha, reforçando as competências TIC de alunos, docentes e não docentes.

 

A equipa do PTE do AEGHD desenvolveu uma plataforma para simplificar e diminuir o tempo comunicação/intervenção entre os diferentes elementos da comunidade.

 

Local: Sala 16

 

Visitar a plataforma do PTE do AEGHD

 

Mais informação:
- Conselho de Ministros nº137/2007 de 18 de Setembro de 2007

Projeto EPIS

 

 

A EPIS, associação Empresários Pela Inclusão, em resposta a um apelo do Sr. Presidente da República, está a desenvolver desde 2007 um projeto nacional para a promoção do sucesso escolar em várias escolas do país. Este projeto destina-se a alunos do 3º ciclo e conta com parceria de Autarquias e do Ministério da Educação e Ciência.

 

Local: Sala 52 [ESJCP]

 

Visitar a página do EPIS

  "Novos Bons Alunos" rede de mediadores para o sucesso escolar do 3º ciclo

Clube de AMBIENTE

 

 

O Clube do Ambiente do Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado, com sede na Escola Secundária José Cardoso Pires, decidiu abraçar as novas tecnologias para “Dar voz“ ao trabalho que desenvolve em prol do ambiente.

O clube criou um Blog Raízes para divulgar a programação e as iniciativas realizadas.

 

Local: Sala 46 (dedicada)

 

Visitar o blog "RAIZES"
Clube de CIÊNCIA E TECNOLOGIA

 

 

O Clube de Ciências e Tecnologia da Escola Secundária com 3º Ciclo José Cardoso Pires, desenvolve a sua atividade com vista a estimular o gosto pela Ciência e pela Tecnologia, com a finalidade de melhorar o ensino experimental e as aprendizagens científicas dos alunos, sobretudo a nível extra curricular.

   

Local: Sala dedicada (junto às salas 23 e 24)

 

 
Visitar página do CCT (entrar como visitante)
Clube de HISTÓRIA

 

 

O Clube de História designado "Arminda Belchior" em homenagem à Professora que se tornou referência pelas seus projetos na escola. 

O clube pretende reforçar o gosto pela História e pela escola.

   

Local: Sala 45 (dedicada)

  
Visitar página do CH (entrar como visitante)
Clube de LÍNGUAS
 

O Clube de Línguas é um espaço de convívio e de aprendizagem plurilinguístico, com o intuito de complementar as atividades letivas onde se conjugam aspetos lúdicos e didácticos.

 

Local: Sala 51 (dedicada)

 

 
Visitar página do CL (entrar como visitante)
Clube de OFICINA DE ESCRITA

 

 

A Oficina de Escrita, clube do Departamento de Línguas, publica o jornal "Olhares" com periocidade anual.

 

Local: Sala 52 (dedicada)

 

Visitar o jornal "OLHARES" nº1"
Visitar o jornal "OLHARES" nº2"
Clube de TEATRO BAMBOLINAS
 

 

 

Este Grupo de Teatro pretende estabelecer um elo entre a Escola e o Meio, contribuindo  para a imagem de uma Escola como pólo dinamizador de Cultura.

 

Local: Sala 19 (dedicada)